Galeria PontoArt apresenta a exposição "O DELÍRIO"


Galeria PontoArt apresenta a exposição "O DELÍRIO"
Artistas do Grupo Oka, representados por Eduardo Schamó, 
Eiji Yajima, Fátima Lourenço, Maria Clarice Sarraf e Matiko Sakai
Com curadoria de Oscar D’Ambrosio

Vernissage: 05 de setembro - 4a. feira das 18h30 às 23h

de 06 a 29 de setembro,
de quarta a sexta das 11h às 18h e sábados das 12h às 17h,
na Rua Inácio Pereira da Rocha, 246, no bairro da Vila Madalena.


Exposição O Delírio
O Delírio, capítulo VII de Memórias Póstumas de Brás Cubas (MPBC), de Machado de Assis (1839-1908) é o ponto de partida desta exposição para os artistas do Grupo Oka, representados por Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, Maria Clarice Sarraf e Matiko Sakai.

Para o conceituado crítico literário americano Harold Bloom, Machado é um dos 100 maiores escritores da literatura de todos os tempos. Tal afirmação dá uma dimensão de como o escritor carioca é um dos poucos autores nacionais a ultrapassar as fronteiras impostas pela língua portuguesa em termos de reconhecimento internacional.

Esse prestígio deve-se, em boa parte, ao resultado estético da sua segunda fase literária, vinculada ao realismo e iniciada justamente com MPBC, em 1881. A obra foi seguramente a mais radical experimentação da prosa brasileira até aquele momento.

O tom diferenciador começa na própria escolha do narrador, um defunto, chamado Brás Cubas. Ao rever a sua existência, ironiza sobre a falta de sentido da vida. A história contada é bem menos importante do que os recursos linguísticos apresentados, com um narrador que diz que capítulos podem ser pulados ou lidos fora de ordem.

O mundo interior dos personagens é trazido para o primeiro plano. Isso ocorre em 145 capítulos curtos, alguns célebres, como o aqui escolhido, O Delírio, escrito por um irônico narrador, como o próprio Machado, conhecido como Bruxo de Cosme Velho pelo seu mágico poder de lidar com as palavras.

Na exposição, cada artista traz suas impressões da existência para o primeiro plano de modo a gerar um mundo de indagações plásticas e existenciais em que a arte de perguntar é sempre mais forte e eloquente do que a de responder. Assim, é instaurado um clima onírico, de delírio coletivo em que a força de expressão da arte reina.

Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

Eduardo Schamó
Arquiteto e artista plástico formado na Argentina radicado no Brasil desde 1987 tem realizado exposições coletivas e individuais de desenho, pintura, escultura, objetos e instalações em ambos os países. Desenvolveu e coordenou projetos de comunicação visual, com ênfase em projetos editoriais e de sinalização, tendo trabalhado nessa área na Dharma Enterprises, gráfica e editora americana sediada em Berkeley, Califórnia entre os anos de 1992 a 1994. Na Argentina e também no Brasil ministrou cursos de desenho e pintura, ilustração para livros e workshops para empresas, orientados para o desenvolvimento da criatividade através das artes plásticas e de exercícios de técnicas corporais. Nos últimos anos tem realizado o cenário de peças teatrais e espetáculos musicais e realizado o projeto de montagem de diversas exposições de artes plásticas sendo, desde 2006, assessor da Companhia de Arte Cultura.






Eiji Yajima 
Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo desde 1971. Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica. Educação Artística– Habilitação em Artes Plásticas e Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Habilitação em Desenho pela Faculdade Mozarteum, Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia “Prof. Carlos Pasquale”. Pós-Graduado em nível de especialização em Artes Plásticas com ênfase em Aquarela pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e Mestrado em Arte, Educação e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou de mostras e salões nos três últimos anos. Atualmente desenvolve projetos artísticos com o Grupo OKA coordenado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrósio.








Fátima Lourenço
Aquarelista, desenhista e especialista em visual merchandising. Desde 1978 exerce a atividade de docência, sendo professora de desenho de observação, cologravura, pintura, decoração, desenho técnico e visual merchandising. Ministra aulas, workshops e palestras para cursos livres, graduação e pós-graduação em diversas Instituições Educacionais, Oficinas Culturais, Empresas, Shoppings Centers e Associações Comerciais. Participou de várias exposições coletivas, premiações e também exposições individuais.



Maria Clarice Sarraf

Paulistana, bacharel em Educação Artística (FUEL); Cursos livres com Enrico Bastiglia, Chien Kong Fang, Tomoshigue Kusuno (FAAP), Mário Zavagli (UFMG), Oficinas livres - Centro Cultural São Paulo, Associação Paulista de Belas Artes, MAC São Paulo. Membro do SINAP-ESP, AIAP, APBA e ABA. Obras em acervos particulares no Brasil/exterior/Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Participação em Exposições Coletivas, Individuais, Nacionais e Internacionais.











Matiko Sakai
Mineira, atualmente reside em São Paulo. Bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário de São Paulo, participou de diversas mostras coletivas no Brasil e no exterior. 




Serviço:


Exposição "O DELÍRIO"
Artistas do Grupo Oka, representados por Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, Maria Clarice Sarraf e Matiko Sakai
Com curadoria de Oscar D’Ambrosio

Local: Galeria PontoArt
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246
Vila Madalena – São Paulo, SP
Fone: 11 2548 1661
Estacionamento próximo: Rua Fradique Coutinho, 1025,

Vernissage: 05 de setembro - 4a. feira das 18h30 às 23h

Período: de 06 a 29 de setembro
Funcionamento: de 4ª a 6ª das 11h00 às 18h00
Sab. das 12h00 às 17h00

PontoArt - Espaço de Artes e Objetos
Marrey Peres e Lucília Giordano
pontoart@marreyperes.com.br
www.marreyperes.art.br
Tel: 11 2548.1661 / 9992.2220

FIC Assessoria de Imprensa
(11) 9359.1768 - bethfugas@uol.com.br
Blog da FIC: www.ficassessoria.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/ficassessoriadeimprensa

Comentários